Make your own free website on Tripod.com
 

São Paulo
Brasil
Olá!!    Você está acessando a A PÁGINA DA EMOÇÃO (Literatura e Seresta Brasileira) - home page da escritora Oriza Martins Pinto.
Este site empenha-se para que almas e corações faturem, acima de tudo, 
muitas  emoções...
Conheça
outras obras
da autora
deste site
Oriza Martins 


Romance
Muito Além 
do Pôr-do-sol

Um grande amor 
emerge nos 
escombros
da Segunda 
Guerra Mundial


O Sumiço dos 
Gatos do 
Parque Trianon:
 infanto-juvenil
mistério, suspense, romance, 
ficção científica
Soluços dos 

Violinos de Outono
Episódios e 
Curiosidades da 
Segunda Guerra 
Mundial

Email
 

ARY  BARROSO

           Ary Evangelista de Resende Barroso nasceu em Ubá, MG, a 07 de novembro de 1903 e faleceu no Rio de Janeiro a 9 de fevereiro de 1964. 
           Em 1920, mudou-se para o Rio de Janeiro onde fixou residência e se formou em Direito.Começando como pianista de teatros, cinemas, e bailes familiares, produzindo depois composições para diversas revistas teatrais, obteve seu primeiro sucesso com o samba Vou à Penha, gravado por Mário Reis. Muito aplaudido desde as primeiras produções, ganhou o primeiro prêmio de concurso carnavalesco de 1930 com a marcha Dá Nela. Sua fase inicial foi marcada pela influência de Sinhô, na divisão rítmica da composição (Vamos deixar de intimidade, Amizade, etc.). a segunda fase, de tom mais pessoal e amadurecido, inclui Faceira, Rancho Fundo (letra de Lamartine Babo), Falta de consciência, Inquietação, Maria, Camisa Amarela e outros.

            Numa terceira fase, recorreu ao pitoresco e ao sentimento patriótico, em composições de grande sucesso no exterior: Aquarela do Brasil, Na Baixa do Sapateiro, No Tabuleiro da Baiana, Terra seca, etc. 
Nesses sambas inovou processos harmônicos, incorporando ao aompanhamento musical células rítimicas até então confinadoas ao instrumento musical de percussão. 

            Retornou depois, nos últimos anos, aos temas familiares e cotidianos de sua primeira fase, em sambas como Folha Morta, Ocultei, Risque, etc. Ari Barroso celebriozu-se internacionalmente pelas composições de estilo grandiloqüente, fase passageira de sua obra, bem característica, entretanto, da época em que foi produzida. Destacou-se também pela sua atuação como produtor radiofônico, procurando incentivar novos talentos musicais.

             De espírito inquieto, desde a juventude atuou no rádio, no jornalismo, na televisão e até na política. Assim, foi não apenas pianista, mas humorista, locutor esportivo, cronista de O Jornal, criador do programa radiofônico Hora do Calouro, vereador eleito em 1946 e conselheiro da Sociedade Brasileira de autores Teatrais. Em 1944, visitou os EUA, musicando o filme Você já foi à Bahia?, de Walt Disney, o que lhe valeu o diploma da Academia de Ciências e Arte Cinematográficas de Holywood.
 
              Em 1955, junto com Heitor Villa-Lobos teve seu nome inscrito na Ordem Nacional do Mérito.
 

Fontes: Enciclopédia Mirador Internacional;Enciclopédia Barsa. 


 
Romance
A Sétima Profecia

Romance,
mistério, 
suspense,
paixão, 
realismo 
fantástico

Gotinhas de
Otimismo

Reflexões de
Amor e Paz

Poesias

Seresta 
Brasileira

Janelinhas
para o mundo

Crônicas
e Contos


QUADRINHOS
Aventuras da 
Turma do Ticão


Nedstat Basic - Free web site statistics