Make your own free website on Tripod.com
 
HOME
ROMANCES
CONTOS-CRÔNICAS
FILMES (SEGUNDA GUERRA)
QUADRINHOS
REFLEXÕES
PROFECIA
SERESTA
AUTO-AJUDA
CURIOSIDADES (SEGUNDA GUERRA)
POESIAS
Contato
.
Olá!!Você está acessando A PÁGINA DA EMOÇÃO!
AMIGOS EM SERESTA...      Oriza Martins Home Page
What about a brazilian music?     more!
Que tal curtir um   som de seresta  brasileira
enquanto navega?  Ouça outras!
São Paulo
Brasil
Visite meu blog
Piracicaba   -  Rio das Pedras
Planalto, minha terra-natal
Conheça minhas obras
FAÇA SUA BUSCA RÁPIDA:
GILBERTO ALVES -HISTÓRIAS DA MPB
 BENI GALTER
             Gilberto Alves Martins, carioca da "GEMA", como ele próprio de dizia, nasceu no bairro de Lins de Vasconcelos no Rio de Janeiro, no ano de 1915. De temperamento alegre, exuberante em todos os momentos, Gilberto deixa a imagem de cantor excepcional com livre trânsito em todos os gêneros musicais do nosso país - além de voz belíssima e dicção perfeita. Nas gravações de Gilberto, mesmo as mais antigas, cuja qualidade técnica deixa a desejar, o ouvinte tem condições de entender plenamente todas as palavras.

            Segundo as declarações do cantor, ele nunca tinha sequer sonhado em se tornar profissional do canto. Vivia cantando entre amigos, em rodas de samba, etc. Primeiro porque o convidavam e, segundo, gostava muito. Mas nunca pensou em ser artista. Tudo aconteceria de forma natural.

            Um dia Almirante "A Maior Patente do Rádio" ouviu Gilberto cantar, e o convidou a se apresentar na Rádio Club Brasil, onde era o diretor artístico, além de um programa que fazia. Corria o ano de 1935, e, mesmo sem contrato, Gilberto Alves se apresentou por algum tempo no programa de Almirante, ganhando 30 mil réis por mês.

            É bom que se diga que na Club do Brasil, na mesma época, eram contratados Orlando Silva e Araci de Almeida, com 70 e 50 mil réis por mês, respectivamente.

            Gilberto Alves permaneceu na Rádio Club, por treze meses, cantando sem contrato. Depois foi levado para a Rádio Guanabara, hoje Bandeirantes, onde atuava no "Programa Carioca".

            O Souza Barros, diretor da Rádio Tupi do Rio, resolveu fazer um pesquisa para saber dos cantores novos, qual o de maior possibilidades de se tornar um grande cartaz no futuro, qual o mais promissor.

            Para isso determinou uma votação que foi feita entre os grandes da época. Votaram Chico Alves, Carlos Galhardo, Silvio Caldas, Santclair Senna, Moacir Fenelon, Bide , Marçal.

            Gilberto Alves foi escolhido por unanimidade o cantor revelação, e assinou o seu primeiro contrato com a Rádio Tupi para fazer um programa semanal de ¼ de hora. Era o ano de 1939. E, pela primeira vez, Gilberto Alves se deu conta que era um cantor profissional, preso a uma emissora de rádio através de um contrato. Ele, que praticamente só cantava por prazer. Ficou na Rádio Tupi até o ano de 1948, quando então foi para a Nacional do Rio.

            O seu primeiro disco também aconteceria na gravadora Columbia com as músicas "Mulher Toma Juízo" e "Favela dos Meus Amores", gravações ocorridas entre 1938/39.

            Gilberto ficaria na gravadora Columbia por pouco tempo, transferindo-se a seguir para a Odeon, onde se firmaria como um dos maiores cantores brasileiros, dono de uma discografia de mais de 400 discos 78RPM, além de diversos LPs ...

            Cada cantor do passado, mesmo sendo detentor de vários sucessos em suas apresentações fora do Rio, era praticamente obrigado a interpretar a música que o definia junto ao grande público.

            Com Francisco Alvez este fato ocorria com "A Voz do Violão" com Galhardo, "Fascinação" com Silvio Caldas, "Chão de Estrelas" com Vicente Celestino, "O Ébrio" com Gilberto Alves e composição de Felisberto Martins, e Cristóvão de Alencar "Algum Dia Te Direi". Onde fosse, em qualquer parte do Brasil, o público pedia ou até exigia "Algum Dia Te Direi", a música com a "cara" de Gilberto Alves.

            O primeiro grande êxito de Gilberto Alves junto ao público brasileiro foi a música "Tra La La", lançada em 1940. Depois veio em 1941"Uma Grande Dor Não Se Esquece", "Sonhos de Outono";  em 1942, "Algum dia te direi", "Gavião Caçudo" e "Pombo Correio", músicas de grande efeito e enorme vendagem de discos.

            Uma particularidade do Gilberto Alves era sua prodigiosa memória. Quando morava no Rio, depois de se aposentar em 1970 da Rádio Nacional e, posteriormente, em Cezário Lange, pequena cidade do interior paulista, onde viveu seus últimos anos, sempre era convidado a participar das serestas quando estas ocorriam. Nestas ocasiões, sempre lhe pediam qua cantasse aquelas músicas antigas com letras quilométricas e, às vezes rebuscadas, que ele sabia de memória, mas não se lembrava de como as tinha aprendido. Devia ser coisa de sua infância, pois ele não tinha idéia de como tomara conhecimento delas ...

            Pelo temperamento alegre e sempre disposto a uma boa brincadeira, Gilberto Alves era um alvo predileto de "gozações" de seus amigos do meio radiofônico. Silvio Caldas, por exemplo, dizia que o cabelo de Gilberto era "penteado a metralhadora", tal o número de ondulações que possuía, por ser muito crespo.

            Gilberto retrucava chamando Silvio de "saci", pelo fato de Silvio ser extremamente magro e muito experto, "elétrico" mesmo, além de apelidá-lo de "rompe-fronha", por possuir cabelo crespo e duro.

            Além do grande cantor que foi, possuidor de uma das mais belas e expressivas vozes do nosso cancioneiro, Gilberto Alves era ainda um estudioso da nossa música popular, possuindo uma enorme coleção de discos de "chorinho", gênero que adorava.

            Com o falecimento de Gilberto Alves em 1992, na cidade de Jacareí, no interior paulista, a música brasileira perde sem dúvida uma de suas mais talentosas expressões.
 

Santa Bárbara d’Oeste, 26/08/1997
Beni Galter.


Beni Galter é radialista e empresário. 
Reside em Santa Bárbara D'Oeste, Estado de São Paulo.

 

HOME
ROMANCES
CONTOS-CRÔNICAS
FILMES (SEGUNDA GUERRA)
QUADRINHOS
REFLEXÕES
PROFECIA
SERESTA
AUTO-AJUDA
CURIOSIDADES (SEGUNDA GUERRA)
POESIAS
Contato
.

Nedstat Basic - Free web site statistics

Página inicial


Nedstat Basic - Free web site statistics