Make your own free website on Tripod.com
 
Vídeo G.N.T. - Chiquinha Gonzaga

Este vídeo, integrante do programa de comemoração dos 500 anos do Brasil, conta a saga de Chiquinha Gonzaga, a primeira maestrina brasileira,compositora de polcas, valsas, modinhas, uma mulher à frente de seu tempo, que encarou toda uma sociedade, rompendo com padrões e valores vigentes, numa época em que a mulher era considerada cidadã de segunda categoria.
Trata-se de um documentário apoiado por testemunhos de notáveis figuras da cultura nacional, com momentos de interpretação magistral da personagem histórica, por Carolina Ferraz.

Livro: "A Canção no Tempo"- 85 anos de músicas brasileiras - volume 1 

Autores: Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello

Editora 34, 2a. edição, 1998
O volume 1 relaciona, classifica e analisa as canções que o povo brasileiro consagrou através dos anos de 1901 a 1957, oferecendo uma abrangente visão musical de toda essa época, das modinhas e lundus de Eduardo das Neves, Cadete e Baiano da Casa Edison às composições pré-bossa nova de Dolores Duran, Luís Bonfá e Tom Jobim nos anos cinqüenta.
Livro: História Social da Música Popular Brasileira
Autor: José Ramos Tinhorão
Editorial Caminho, SA, Lisboa - 1990.

Este é um livro imprescindível na biblioteca de todos os que se interessam por música brasileira pois é, provavelmente, o mais completo sobre a nossa música popular. Fruto de um meticuloso trabalho de pesquisa, fartamente documentado, aborda o tema com um tratamento praticamente inédito entre nós, facilitando nossa compreensão quanto às relações histórico-culturais-sociais que envolvem a evolução da música popular no Brasil.

 Você conhece publicações de interesse sobre nossa música? Faça sugestões para divulgarmos neste site.
Página inicial
Nedstat Basic - Free web site statistics